CÓLICA MENSTRUAL: UMA VISITANTE MENSAL
Todo mês é a mesma coisa:
você nem tem vontade de sair de casa por causa das terríveis cólicas.
Pois saiba que algumas atitudes simples podem ajudar a amenizar.
“A dor é provocada pelo aumento de substâncias do útero chamadas prostaglandinas, que promovem as contrações uterinas que acompanham os ciclos menstruais normais”, No início ou pouco antes do período menstrual, é considerado normal o aparecimento de cólicas de intensidade leve, que geralmente duram de um a dois dias.
Esse sintoma comum atinge mais de 50% das mulheres, e em cerca de 10% delas, a cólica é intensa. ORIGEM A cólica menstrual (ou dismenorréia) pode ter início logo após a primeira menstruação, e um dos principais motivos é a presença de substâncias chamadas prostaglandinas (produzidas pelo útero) que, quando aparecem em quantidade acima do normal, provocam contrações uterinas muito intensas (cólicas), semelhantes às dores do parto.
Além dessa causa, algumas afecções ginecológicas (tumores do útero, infecções ginecológicas, uso de DIU (Dispositivo Intra-Uterino usado para evitar a gravidez etc.), que normalmente ocorrem em mulheres adultas, também podem causar fortes cólicas menstruais.